Isenção de Imposto de Renda (IR) por Via Judicial
864
post-template-default,single,single-post,postid-864,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bwf advocacia,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

Isenção de Imposto de Renda (IR) por Via Judicial

Isenção de Imposto de Renda (IR) por Via Judicial

É possível por meio de ação judicial, falar em isenção do pagamento de IR para os portadores de câncer,aids, cegueira( inclusive Monocular), Fibrose Cística (Mucoviscidose), Alzheimer, esclerose múltipla, cardiopatia grave, entre outras doenças crônicas, tanto para quem recebe proventos salarias, como para quem possui apenas aposentadoria complementar, já que o real objetivo da lei, é fazer com que as pessoas que enfrentam essas doenças possam ter uma maior qualidade de vida.

A isenção de imposto de renda engloba os rendimentos salariais do portador de moléstia grave e não só os proventos de aposentadoria, pelo seu caráter alimentar que justificou a norma. Com esse entendimento, a 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) negou provimento à apelação da União e manteve a sentença que restabeleceu a isenção de imposto de renda a um homem com neoplasia maligna.

Para o relator, a isenção engloba os rendimentos salariais do portador de moléstia grave e não só os proventos de aposentadoria, pelo seu caráter alimentar que foi o que justificou a norma. “Isso porque, em razão da sua perda salarial, com remédios, tratamento médico especializado e exames periódicos, a isenção deve ser deferida a toda situação em que caracterizadas as patologias da Lei nº 7.713/88”, afirmou o relator.

O Colegiado, acompanhando o voto do relator, negou provimento à apelação da União.

Processo nº: 0063348-84.2015.4.01.3400/DF

 

Por Bruno Lugato, Advogado.

BWF Advocacia
[email protected]
2 Comentários
  • Roberto Oliveira
    Postado às 21:25h, 22 fevereiro Responder

    Como requerer isenção do IR nestas condições ?
    Att
    Roberto Oliveira
    21-976176736

  • Guilherme Augusto Mantovani
    Postado às 15:09h, 02 fevereiro Responder

    Sou portador de esclerose multipla. Gostaria de informações das condições necessárias para requerer a isenção de IR mesmo não estando aposentado.

Escreva um comentário